A ESEG lançou recentemente o livro intitulado “Empreendedorismo e Ferramentas de Gestão para Pequenas e Médias Empresas” da autoria de Domingos Batone, docente e investigador da Escola Superior de Economia e Gestão (ESEG), Domingos Carlos Batone, numa sessão presencial e na plataforma Zoom, moderada pelo Director Geral da ESEG, Prof. Doutor Artur Saúde Júnior. Na ocasião o Director Geral da ESEG destacou o facto de a obra estar revestida duma grande importância, visto que, a instituição que representa oferece cursos e actividades de extensão universitárias nos ramos de gestão, economia e negócios, mas também, servir para a promoção da investigação científica, uma das grandes apostas da ESEG. A apresentação da obra foi feita pelo Director Científico da ACIPOL Prof. Doutor Rodrigues Nhiuane Cumbane, que realçou que a o livro procura responder questões como “Qual é o segredo para identificar uma oportunidade em tempos de crise e abrir um negócio que seja sustentável? Que ferramentas podem ser usadas para alcançar o sucesso nos negócios? Como começar? Quais são as linhas de financiamento alternativas a banca? Em que medida a religião pode guiar os negócios dos empreendedores? Será que a feitiçaria pode influenciar no (in) sucesso do empreendedor? Quais são os exemplos de PME’s e empreendedorismo de sucesso que podem servir de referência no mercado moçambicano?

Na ocasião, o autor referiu-se às motivações da obra assim como considerou que o livro enaltecia uma mentalidade empreendedora por toda diferença para a escolha duma boa ideia de negócios ser necessário pensar grande, mas começar pequeno no mundo dos negócios. Entende que a gestão das pequenas e médias empresas não pode assentar-se no improviso apenas, mas na combinação de ferramentas úteis para obter o sucesso nos negócios. Segundo ele, certas ferramentas de gestão funcionam para o processo de planeamento, outras para a função administrativa de organização, direcção e controlo do empreendimento. Adiantou que o sucesso depende da capacidade de assumir e administrar o risco, dedicação em termos de tempo e esforço, mas também da aprendizagem com o fracasso.

A obra encontra-se a venda na biblioteca da ESCOLA SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO e estará disponível a partir de Dezembro nas livrarias nacionais, tendo sido financiada pela ESEG e Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, Grupo Internacional SIP Invest, Grupo Lin e o Conselho Nacional da Juventude (CNJ). O evento contou ainda com a participação do Presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas, Inocêncio Paulino do Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Manuel Formiga e o director do Jornal Domingo, André Matola.