A Escola Superior de Economia e Gestão acolheu, recentemente, um dialogo interactivo entre a Secretaria de Estado Para os Assuntos da Juventude e Emprego e os estudantes da ESEG, no quadro educativo sobre a literacia financeira para o empoderamento da juventude moçambicana. O diálogo, orientado pelo director nacional para os Assuntos da Juventude no SEJE, Dr. Roy Tembe, serviu de base para os estudantes exprimirem de forma aberta como podem incentivarem o seu  auto-sustento através da diversificação estratégica de empreendedorismo. Na ocasião, foi consensual de que toda a literacia financeira no seio dos jovens passa, impreterivelmente, pela forma como eles próprios devem encarar positivamente a solução dos seus próprios problemas e os desafios de desenvolvimento social e económico que o país enfrenta. Sabe-se, no entanto, que a visita se enquadra no âmbito duma série de diálogos presenciais que o SEJE vem levando a cabo com os estudantes do ensino superior, para prover iniciativas criadoras e empreendedoras bem como a divulgação dos diferentes programas de financiamento e capacitação técnica focado na juventude.